Escórias sintéticas e meio ambiente
Nos últimos anos, as questões ambientais têm sido discutidas em todo o mundo e há um interesse crescente na reciclagem de resíduos industriais. A consciência ambiental da sociedade e os requisitos da legislação ambiental estão cada vez mais altos, levando muitas empresas de diferentes setores a investir no treinamento de técnicos e em novos equipamentos para buscar eliminar a cultura do desperdício, promovendo métodos adequados de reciclagem dos resíduos gerados no processo produtivo.
No processo siderúrgico, os agregados siderúrgicos ou a conhecida escória são os resíduos mais produzidos. A geração de escória depende da etapa do processo. Pode ser originado da fusão redutora do minério para obtenção de ferro-gusa, ou pode ser proveniente de alto-forno no processo de produção do aço, ou seja, na aciaria.
De um modo geral, nos mais diversos setores industriais, existe uma questão fundamental que é a geração de resíduos, sejam eles sólidos, líquidos ou gasosos. Para minimizar os impactos ao meio ambiente e os problemas econômicos das empresas, estudos têm sido realizados para minimizar esses resíduos. Com essa ideia, os resíduos vêm deixando de ser considerados um problema, mas uma fonte de renda.
Reduzir a geração de resíduos sólidos é o objetivo comum da indústria do aço. Porém, em vários processos de produção, nem sempre é possível reduzi-los completamente. Estudos sobre a possibilidade de uso de resíduos de aço em diversos aspectos da construção civil é de suma importância para permitir maior oferta de materiais de construção e maior redução de custos às empresas.
A Solvi Insumos atua ao lado das maiores siderúrgicas do Brasil, com uma linha de escórias sintéticas que garante qualidade e o menor custo por tonelada de aço tratado. A eficácia no processo de dessulfuração e refino em panelas é destaque nas aciarias onde atua, e sua infraestrutura e o alto investimento em pesquisas permitem desenvolver produtos sob medida para empresas de todos os portes. Conte com a gente!